Irã: entre as garras do imperialismo sionista e a luta dos trabalhadores pela emancipação

Proletários chineses mineiros.

O presente dossiê reúne um conjunto de documentos, análises e declarações que visam romper o cerco midiático da burguesia-sionista em torno da situação no Irã e da escalada de conflitos na região do Oriente Médio. Em meio à intensificação das agressões imperialistas-sionistas, das manipulações da imprensa e da política de terror militar que os EUA, Israel e seus aliados promovem contra os povos da região, este material traz à luz a voz das forças revolucionárias, operárias e anti-imperialistas iranianas e da região.

Incluímos documentos oficiais do Partido do Trabalho do Irã (Toufan), membro da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML), análises de colunistas operários do jornal turco Evrensel (Universal), declarações de organizações operárias e sindicais iranianas, e uma posição conjunta de dois partidos (historicamente revisionistas), Partido Comunista de Israel e do Partido Tudeh do Irã, destacando o caráter reacionário e belicista tanto da teocracia iraniana quanto do sionismo israelense e de seus patrocinadores imperialistas.

Nosso objetivo é contribuir para a compreensão crítica das contradições de classe que atravessam o Irã e a região, fortalecendo a solidariedade internacional entre os trabalhadores e os povos oprimidos, alimentar os elementos conscientes do Partido Comunista no Brasil com um olhar claro das organizações locais de base. Contra o imperialismo, contra a reação interna, por uma saída revolucionária, anti-imperialista e socialista para o Oriente Médio.