A JRE é a juventude do PCMLE
Pela ideologia que defende, pelo seu programa político e pela estreita ligação com o Partido, a JRE é a juventude do PCMLE. Ela é a defensora de seus princípios, uma verdadeira sementeira de novos militantes comunistas, uma força de choque em todos os campos e um motor impulsionador das transformações necessárias na sociedade, voltadas para a revolução e o socialismo.
QUITO (EQUADOR) — A juventude dos setores populares é um ator fundamental no processo revolucionário. A história do movimento revolucionário mundial e a trajetória do nosso Partido comprovam essa realidade. Desde a sua fundação, o PCMLE tem buscado se fortalecer por meio de diversas gerações de jovens provenientes das classes trabalhadoras urbanas e rurais, assim como do movimento estudantil. Valiosos dirigentes e militantes ingressaram em nossas fileiras ainda jovens; muitos de nossos heróis, que deram suas vidas pela nobre causa que perseguimos, eram jovens. A incorporação de novas gerações nas fileiras da revolução é um aspecto ao qual nosso Partido deve dar atenção especial.
Entre os principais esforços realizados pelo nosso Partido desde sua fundação, destaca-se o trabalho com a juventude, especialmente entre estudantes universitários e do ensino médio. Contudo, não limitamos nosso trabalho a esses grupos; sempre buscamos estabelecer vínculos com jovens nos setores da classe trabalhadora, no campo e nos movimentos populares, atraindo-os para as ideias e fileiras revolucionárias.
A história do movimento estudantil equatoriano nas últimas seis décadas não pode ser contada sem mencionar a atividade desenvolvida pelo PCMLE. Desempenhamos um papel fundamental na direção da FEUE e da FESE, nas lutas pela gratuidade do ensino universitário, pela autonomia universitária, pela melhoria da qualidade da educação em todos os níveis, na defesa do laicismo, pelo direito à meia-passagem e à carteira de estudante. Estivemos presentes nas lutas anti-imperialistas dos trabalhadores e do povo contra a exploração de nossas riquezas naturais, contra a assinatura de acordos de livre comércio, nas mobilizações que levaram à queda de governos corruptos, e em muitas outras ações populares.
Nossa atuação junto à juventude equatoriana deixou uma marca indelével nas universidades, através das frentes políticas de esquerda, e entre os estudantes do ensino médio, principalmente por meio da FESE e das frentes políticas estudantis. Com base nessa experiência e compreendendo o papel revolucionário que a juventude das classes trabalhadoras pode desempenhar na revolução equatoriana, nosso Partido decidiu criar a Juventude Revolucionária do Equador (JRE), fundada em 26 de outubro de 1984, como “uma organização de juventude antifascista, anti-imperialista, democrática e patriótica, composta por jovens insatisfeitos com a situação de dependência, exploração, miséria e opressão vivida pelos povos do Equador”.
A JRE é uma organização de esquerda revolucionária, voltada para mobilizar a juventude dos setores populares e dirigir sua luta nas escolas, fábricas, bairros populares e comunidades. Em virtude de sua ideologia, de seu programa político e de sua ligação com o Partido, a JRE é a juventude do PCMLE: defensora de seus princípios, semeadora de novos militantes comunistas, uma força de choque em todos os campos e um motor para as transformações que a sociedade necessita, visando à revolução e ao socialismo. Ao longo de seus anos de existência, a JRE tem cumprido seu papel como escola de formação de novos militantes para o PCMLE.
Neste ano, a JRE celebrará 40 anos de luta, um marco que coincide com o 60º aniversário do PCMLE e o 30º aniversário da CIPOML. Neste contexto, o Partido tem promovido um debate profundo sobre a necessidade de qualificar sua relação com os diversos setores da juventude, de aprofundar o entendimento da sua realidade, e de planejar o recrutamento, formação e organização das forças da juventude, com destaque para a JRE. O objetivo desse debate é que a direção do Partido, em todos os níveis, assuma o trabalho com a juventude como uma prioridade estratégica, elabore uma ofensiva ideológica diversificada e sustentada para enfrentar o arsenal burguês que influencia a consciência da juventude, construa novas formas organizacionais, levante bandeiras de luta alinhadas às necessidades e aspirações da juventude atual, avance em um melhor processo de politização e, com isso, mobilize setores da juventude cada vez mais amplos. Almejamos qualificar nosso trabalho e crescer entre a juventude dos setores populares.
A juventude se prepara para realizar seu 13º Congresso Nacional este ano, ocasião em que serão definidas as linhas de ação para o próximo período e será eleito um novo Comitê Nacional, responsável pela condução da organização. Estão sendo feitos esforços significativos para expandir sua presença na maioria das províncias, conectar-se mais estreitamente com os jovens, especialmente nas escolas, gerar iniciativas de formação ideológica e política, realizar propaganda dentro e fora das redes sociais, preparar-se para a luta social e assegurar os recursos necessários para sustentar suas atividades.
Este congresso deve representar um marco no desenvolvimento da JRE, o que, por consequência, significará o fortalecimento do Partido, pois implica o crescimento de suas próprias forças. Atrair novos contingentes de jovens para as ideias da revolução é crucial para sua vitória; não é uma opção, mas uma necessidade. Por isso, o trabalho com a juventude é uma responsabilidade de todo o Partido. O compromisso da JRE, nessa jornada, permanece sendo a defesa do Partido do proletariado e a luta pela revolução e pelo socialismo. Juventude, sempre em guarda!

Viva a JRE!
ResponderExcluir