Pós-modernismo, reação e estética
Álvaro Heredia
Juventude Comunista da Espanha (Marxista-Leninista)
BARCELONA (ESPANHA) • Nós, que
nos dedicamos ao trabalho político entre a juventude universitária, nos
deparamos com uma variedade de desvios ideológicos, os quais,
indiscutivelmente, têm características geracionais distintas. Esses desvios
incluem desde formas de esquerdismo até pós-modernismo, niilismo, alienação de
classe, entre outros. Este fato, que abordaremos de maneira material e
dialética, frequentemente é explorado pela reação (particularmente, os esquerdistas
estéticos) para atacar aos adolescentes e a juventude jovem-adulta com base em
sua aparência física, culpar os males do movimento operário por sua orientação
sexual e aplicar imagens estereotipadas pós-modernas na linguagem, visando
desacreditar a juventude progressista em geral. Essa última questão, de fato,
requer uma análise aprofundada que não pode ser totalmente detalhada em um
artigo breve, mas deve nos instigar a refletir coletivamente sobre a “reação da
reação” em relação à juventude de esquerda-progressista em geral, e àqueles
mais influenciados pelo pós-modernismo em particular.
É evidente que o movimento estudantil está passando por um período
de declínio. Os anos de mobilizações significativas ficaram para trás e é
inegável que o engajamento político entre a juventude vem diminuindo tanto em
qualidade quanto em quantidade ao longo das décadas. O “ativismo” juvenil pode
ter milhões de seguidores online, mas as redes sociais jamais terão o mesmo
impacto sobre a realidade de nossa classe que as condições materiais de
existência. Na verdade, onde observamos um aumento de engajamento político
entre os jovens — especialmente entre os homens — é no campo da extrema-direita
clássica e no tipo “neoliberal” Milei, se isso não for uma redundância.
Quanto ao movimento estudantil, as organizações que resistem à sua
extinção não escaparam do declínio, embora algumas delas estejam realizando um
trabalho louvável, além das críticas e detalhes ideológicos que este artigo não
pretende abordar. No entanto, sempre houve algumas organizações,
particularmente representativas, que nunca esconderam suas bases reformistas.
Na última década, algumas delas adotaram uma postura ainda mais condescendente
e indigna, alinhando-se à esquerda reformista e, mais recentemente, ao governo
atual. Não é surpresa que, como qualquer outra organização política, as
entidades estudantis estejam sujeitas às peculiaridades objetivas de nossa
sociedade; de fato, sua orientação reformista os torna reflexos confiáveis.
Assim, cada vez mais, esses coletivos, assim como a esquerda institucional que
os engendra, abandonam o marxismo e adotam a política identitarista não mais
como uma análise do mundo, mas como seu modo de vida e objetivo final. Em
outras palavras, ao invés de propor uma alternativa revolucionária à juventude,
que lhes permitiria derrubar o capitalismo e construir um novo mundo, eles os
convidam a exigir apenas gestos simbólicos e brindes ao sol, como pendurar uma
faixa multicolorida em uma faculdade no Dia do Orgulho. Não há objeção a isso,
mas quando a aspiração final de uma entidade estudantil de esquerda se limita a
isso, sem sequer considerar a exploração de classe enfrentada pelos
trabalhadores LGBTIA+ e outros, é compreensível que o desânimo se espalhe entre
seus militantes. Como as coisas mudaram! De tomar os céus de assalto a pendurar
bandeirinhas, que agora podem ser vistas em quase todas as prefeituras do Partido
Popular (PP) em 2024. De qualquer forma, como o oportunismo e o derrotismo se
espalham como praga nesses espaços, eles estão se tornando cada vez menos atraentes
para a juventude militante, que tende a se resignar e desistir. Assim, o
pós-modernismo impõe um confinamento autoimposto que impede que suas
organizações avancem ou sejam nutridas por perspectivas honestamente marxistas.
Esse é seu desenvolvimento lógico e, como “as ideias da classe dominante são,
em cada época, as ideias dominantes”, eles se limitam a aplicar as palavras de
Marx e Engels.
Neste ponto sombrio, torna-se evidente uma disparidade enorme
entre as aspirações do pós-modernismo e as necessidades de nossa classe, entre
a capacidade de mobilização da política identitarista e a remota possibilidade
de representar uma ameaça ao poder burguês. Essa disparidade não é exclusiva
dessas correntes políticas. Se olharmos para o campo do comunismo, também
encontraremos uma distância considerável entre nossas forças e o longo caminho
que temos pela frente. No entanto, há uma diferença crucial: enquanto nos
comprometemos a trilhar um caminho árduo e cheio de desafios, estamos
conscientes de que esse é o único caminho que pode nos levar à vitória, por
mais distante que ela pareça estar.
Por outro lado, as organizações de juventude identitárias
mencionadas anteriormente optam por atalhos que levam a precipícios e
estagnação, ou até mesmo retrocesso. Isso só aumenta sua desconexão com a
classe trabalhadora, o que nos afeta diretamente. Na Espanha de 2024, quando se
pensa na esquerda, é inevitável associá-la a figuras como Pablo Iglesias,
Yolanda Díaz, Irene Montero, entre outros, cada um representando uma
complexidade pequeno-burguesa, mas inequivocamente vinculada à “esquerda”. Isso
é preocupante para nossa classe, que não pode confiar em tais traidores, pois
eles a traíram mais uma vez, não respondem a nenhuma de suas preocupações e não
conseguiram resolver nenhum de seus problemas por meio das instituições que
afirmavam ser tão importantes de “conquistar”. No entanto, essas três figuras
são ainda consideradas como representantes por excelência da “esquerda”,
deixando nossa classe sem opções políticas de grande escala que a façam
sentir-se representada.
Se o que foi descrito no parágrafo anterior é tão conhecido quanto
repulsivo, a situação entre a juventude próximas a essas posições não melhora
nem um pouco, mas é exacerbada por estereótipos mais ou menos difundidos.
Muitos dos jovens que integram as organizações pós-modernas não apenas
reproduzem a baixeza ideológica de seus dirigentes, mas também adotam uma
linguagem artificial que os distancia da classe trabalhadora, uma estética “alternativa”
combinada com discursos e ações anti-proletárias e não-alternativas, além de
uma política vacilante e hipócrita que exibem com orgulho. É importante
esclarecer que não é apropriado generalizar os estereótipos mencionados para
todos os militantes nos espaços descritos, mas também seria imprudente ignorar
sua presença. Além disso, ressaltamos que a crítica à estética não constitui,
em nenhuma circunstância, um argumento político. Devemos evitar cair em hábitos
reacionários, como a crítica com base no corte de cabelo, nas roupas ou no
físico de alguém. Essa tática, tipicamente fascista, não oferece qualquer
análise política ou ideológica para sustentar a crítica ao pós-modernismo.
Esses indivíduos vivem de insultos e atacam aqueles que caem em suas redes,
seja um menino com cabelo rosa ou uma menina com piercings, como valentões no
pátio da escola.
Se em algum momento de nossa militância observarmos esse tipo de
preconceito, devemos apontá-lo, combatê-lo e desacreditá-lo, pois não se trata
de uma abordagem marxista-leninista, mas de um preconceito puramente estético.
Não nos identificamos com bandeiras vermelhas em um gesto filo-fascista, mas
somos militantes convictos de que o materialismo dialético nos proporciona as
bases ideológicas que guiam nossa luta, que cresce, avança e se desenvolve. O
pós-modernismo apresenta “argumentos” políticos e desafios suficientes para
nossa classe demolir implacavelmente; portanto, qual seria o sentido dessa
fixação com a estética de alguns de seus militantes? Contribui para nossa causa?
Nos permite avançar? Há justificativa mínima do nosso ponto de vista
científico? Afirmamos claramente que não, não há.
Por outro lado, qual é a justa atitude marxista-leninista diante
das situações que conhecemos em nosso ambiente em relação ao fechamento do
parágrafo acima? Façamos a nós mesmos esta pergunta: qual é a importância
concreta, tática e estratégica da aparência física de uma pessoa que luta
resolutamente por nossa causa? O que importa para nós quem é nosso camarada,
que realiza um trabalho teórico e prático louvável? Vamos falar claramente: a
estética de alguém que luta ao nosso lado de forma honesta não deve ter a menor
importância para nós, como militantes da Juventude Comunista da Espanha (Marxista-Leninista)
(JCE-ML).
Qual é a justa atitude marxista-leninista em relação aos elementos pós-modernos presentes em nosso ambiente? Devemos fazer uma distinção entre aqueles que buscam emular seus referentes e aqueles que genuinamente se envolvem nesse contexto com preocupações legítimas pela melhoria da sociedade, muitas vezes sem filiação organizacional ou convicção definida. Os primeiros não merecem grande atenção; já com os últimos, pode ser proveitoso iniciar uma conversa amigável sobre o progresso de nossas organizações, suas dinâmicas e objetivos. Desta forma, destacaremos as diferenças entre nossas assembleias ou coletivos republicanos e suas posturas derrotistas. Embora essa troca verbal nem sempre resulte em progresso imediato (seja a curto ou médio prazo), nossa experiência ao longo dos anos mostra que uma abordagem cordial e determinada pode atrair essas pessoas válidas para nossa assembleia republicana e, até mesmo, após um processo de desinfecção ideológica e formação adequada, geralmente prolongado, para a JCE (ML). Como? Sendo um exemplo impecável em termos teóricos e práticos, combatendo o derrotismo em todas as suas formas e analisando qualquer debate sob a ótica da luta de classes, distante de percepções reacionárias e pós-modernas.
