A juventude contra o fascismo



DISCURSO NA ABERTURA DO 6º CONGRESSO DA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE COMUNISTA

Camaradas, trago a vocês saudações calorosas do Comitê Executivo da Internacional Comunista.

Nenhum perigo que cerca seu longo e árduo caminho, nenhum fascista ou cordão policial foi capaz de impedi-los de se reunir na capital proletária vermelha para o propósito de discutir, de uma forma amistosa e amigável, como a família internacional que vocês são, as tarefas de unir as forças da juventude trabalhadora.

Vocês compõem um congresso da juventude revolucionária, um congresso de força e coragem. Quantos dos melhores e mais exemplares lutadores na causa da juventude trabalhadora se reuniram no seu congresso!

É com orgulho e afeto que eu dou boas vindas, em nome dos revolucionários mais velhos, à gloriosa e jovem tropa de choque dos povos trabalhadores do mundo.

Camaradas, há um mês atrás o 7º Congresso Mundial da Internacional Comunista completou seu trabalho neste salão onde vocês estão reunidos hoje. O Congresso, orientados pelos brilhantes ensinamentos de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin, discutimos amplamente todos os principais problemas do movimento operário internacional e mapeamos o caminho que deve ser seguido para superar a divisão neste movimento e, buscamos também, fundir as forças dos trabalhadores na luta contra os exploradores e opressores fascistas. O Congresso da Internacional Comunista prestou particular atenção ao movimento de juventude como um dos principais problemas do movimento revolucionário internacional, compreendendo bem que a vitória da luta de classe do povo trabalhador depende do desenvolvimento correto e bem-sucedido do movimento da juventude, uma vez que este está assumindo um caráter massivo arrebatador.

O fascismo infligiu uma vingança bestial sobre os melhores lutadores da juventude revolucionária. Ao mesmo tempo, está fazendo todos os esforços para adaptar suas demagogias pútridas às aspirações das amplas massas juvenis, para tirar vantagem da crescente atividade militante da juventude para seus próprios fins reacionários, a fim de convertê-la em um suporte do capitalismo moribundo.

Privando a jovem geração de trabalhadores de todos os direitos, os governos fascistas militarizam a juventude inteira, e tentam criar em suas fileiras escravos obedientes do capital financeiro, tanto na guerra civil quanto na guerra imperialista.

O que podemos colocar em oposição ao fascismo e à ameaça de guerra imperialista, que tem se tornado particularmente aguda, tendo em vista as preparações feitas pelo fascismo italiano para atacar a Etiópia e a crescente agressão do fascismo alemão?

Nós podemos e devemos colocar em oposição a isto a união de todas as forças antifascistas e, em primeiro lugar, a união de todas as forças da juventude trabalhadora, ao mesmo tempo aumentando em mil vezes o papel e a atividade da juventude na luta da classe operária por seus próprios interesses, por sua própria causa.

Que a atividade inteira do Congresso da Internacional da Juventude Comunista seja dedicada à conquista deste objetivo imediato e principal.

Com base na experiência que vocês já adquiriram, e nas decisões do 7º Congresso da Internacional Comunista, esperamos que vocês sejam capazes de encontrar os meios e formas próprios de realizar a mais importante tarefa do seu movimento, a tarefa de unir as forças de toda a juventude não fascista, e em primeiro lugar, da juventude trabalhadora, a tarefa de conquistar unidade com a juventude socialista.

Isto, no entanto, não pode ser alcançado se as Ligas Comunistas Juvenis continuarem tentando, como fizeram até agora, construir suas organizações como se fossem Partidos Comunistas da juventude; tampouco será isso possível se elas se contentarem, como outrora, levar a vida solitária de sectários isolados das massas.

Toda a juventude antifascista está interessada em unir e organizar suas forças. Assim sendo, vocês, camaradas, devem encontrar jeitos, formas e métodos de trabalho que assegurem a formação, nos países capitalistas, de um novo tipo de organizações juvenis de massa, às quais nenhum interesse vital da juventude trabalhadora será alheio, organizações que, sem copiar o Partido, lutarão por todos os interesses da juventude e a trarão no espírito da luta de classes e do internacionalismo proletário, no espírito do Marxismo-Leninismo.

Isto requer que o Congresso deveria muito seriamente checar e reavaliar o trabalho das Ligas Comunistas Juvenis, com o propósito de conquistar de fato sua reorganização e a remoção destemida de tudo que obstrui o desenvolvimento do trabalho de massa e estabelecimento da frente única e da unidade da juventude.

Esperamos que a Internacional da Juventude Comunista construa sua atividade de tal maneira que junte e una todos os sindicatos, organizações culturais, educacionais e esportivas da juventude trabalhadora, todas as organizações juvenis revolucionárias, nacional-revolucionárias, nacional-libertadoras e antifascistas, para a luta contra o fascismo e a guerra, pelos direitos da geração jovem.

Notamos com grande prazer que nossos jovens camaradas na França e nos Estados Unidos se juntaram ativamente ao movimento de massa por uma frente única da juventude que está se desenvolvendo com muito sucesso, e já conquistaram neste aspecto sucessos muito promissores. Todas as seções da Internacional da Juventude Comunista devem se beneficiar desta experiência dos camaradas franceses e americanos.

Em muitos países as juventudes comunistas estão se aproximando cada vez mais. Um impressionante exemplo disso é a presença, neste Congresso da Internacional da Juventude Comunista, de representantes não apenas da Juventude Comunista, mas também da juventude socialista espanhola.

Assim sendo, camaradas, sigam corajosamente o curso da união com a juventude socialista e da formação de organizações conjuntas e unidas com ela. Sigam corajosamente o curso da união de todas as forças da juventude antifascista!

O Comitê Executivo da Internacional Comunista irá encorajar e apoiar de todas as formas sua iniciativa e atividade na luta por unidade e por todos os interesses vitais da juventude trabalhadora.

Os milhões de jovens mulheres e homens para quem a sociedade capitalista criou condições impossíveis de existência, quer estejam fora de qualquer organização ou em organizações comandadas pelo inimigo de classe, são seus irmãos e irmãs, que vocês podem e devem ganhar para o lado do socialismo por seu trabalho persistente.

Não esperem até que a unidade entre os partidos comunistas e social-democratas tenha sido atingida.

Sejam audazes, independentes e cheios de iniciativa!

Vocês são o Congresso da mais ativa e abnegada seção da juventude de hoje. Vocês não podem ficar de fora do movimento em favor da unidade que está crescendo e se fortalecendo nas fileiras da classe operária. Vocês não têm que esperar, como a Juventude Socialista Internacional, por permissão “de cima” antes que possam apoiar o movimento pela Frente Única e a união da juventude trabalhadora em uma organização.

Em nome do Comitê Executivo da Internacional Comunista eu declaro que a juventude unida nas fileiras da Internacional Juvenil Comunista aproveita e continuará aproveitando toda oportunidade de desenvolver independentemente seu movimento revolucionário e resolver os problemas deste movimento.

Os comunistas nas organizações juvenis devem ser capazes de trabalhar de tal forma que influenciem nas decisões destas organizações convencendo seus membros, e não emitindo ordens em nome do Partido.

Lembro-me das palavras do grande Lênin que formam a base para as relações entre a Internacional Comunista e a juventude e suas organizações:

“Frequentemente os de meia-idade e os velhos não sabem como abordar a juventude da maneira apropriada, pois, necessariamente, a juventude deve chegar ao socialismo de uma maneira diferente, por outros caminhos, de outras formas, em outras circunstâncias em relação a seus pais. Aliás, é por isso que devemos ser decididamente a favor da independência organizativa da Liga Juvenil, não só porque os oportunistas temem esta independência, mas por causa da própria natureza do caso; pois, a menos que tenham independência completa, a juventude será incapaz tanto de treinar bons comunistas do seu meio quanto de preparar a si mesmos para levar o comunismo adiante.”
- Vladimir Lênin: Obras escolhidas, volume 23, página 164.

Camaradas, vocês devem estudar, estudem, enquanto lutam.

Combinem suas atividades práticas diárias com um profundo estudo das fontes originais do Marxismo-Leninismo, pois sem teoria revolucionária, não pode haver prática revolucionária.

Sejam lutadores exemplares, convictos e valentes contra o fascismo e contra o capitalismo.

Levantem a bandeira da libertação da humanidade da escravidão capitalista, a bandeira da Internacional Comunista.

Reúnam a jovem geração de trabalhadores de todo o mundo ao redor desta bandeira. Esta bandeira das maiores vitórias já tremula sobre um sexto do planeta e triunfará em todo o mundo!

- Aplausos.